São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termina missão na Somália

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A operação "Restaurar a Esperança", como foi chamada a invasão da Somália em dezembro de 1992, foi um fracasso completo.
Os EUA chegaram a ter 28.150 soldados no país. A ocupação durou 15 meses e resultou em 221 baixas norte-americanas (44 mortos e 177 feridos).
Em 3 de outubro de 1993, um destacamento do Exército dos EUA que tentava prender o líder guerrilheiro Mohamed Farah Aidid sofreu uma das mais humilhantes derrotas da história militar do país.
O vexame da batalha daquele dia fez com que fosse apressada a retirada militar dos EUA da Somália, o que ocorreu em maio de 94.
As cenas de corpos de soldados norte-americanos semidespidos sendo arrastados pelas ruas de Mogadício por multidões de somalis e de um oficial do Exército sendo interrogado como prisioneiro dos guerrilheiros de Aidi provocaram comoção no público dos EUA.
A batalha de 3 de outubro ainda traz problemas ao governo. Familiares dos 18 mortos exigem indenização. Acham que seus parentes morreram por negligência do comando militar norte-americano.
Investigação realizada pelo Congresso, no entanto, não apontou responsáveis pela derrota de 3 de outubro.
A Somália está hoje tão dividida, sem governo e miserável quanto em dezembro de 1992, quando o então presidente George Bush anunciou a "missão humanitária" de restaurar a ordem no país e acabar com a fome ali.
As tropas de ocupação que desembarcaram em Mogadício não encontraram qualquer resistência. Os clãs de guerrilheiros que disputam o poder preferiram evitar confronto direto com os EUA.
Mas o líder de um deles, Aidid, resistiu às diversas tentativas de prendê-lo feitas pelos militares norte-americanos.
Os diplomatas dos EUA em Mogadício foram deslocados para Nairobi, Quênia. Os militares que os protegiam voltaram para seu país.(CELS)

Texto Anterior: Governo militar desafia EUA
Próximo Texto: Argentina acusou Irã por pressão pública ; Bomba da 2ª Guerra mata 3 em Berlim ; Mãos Limpas prende mais 29 na Itália ; Gaviria assume OEA e defende Cuba ; FIS quer reunir seus líderes na Argélia ; Jirinovski ganha ação contra jornal ; McDonald's paga menos a mulher ; Tribunal indeniza pais de jovem morto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.