São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT começa a gravar em Portugal

ANNETTE SCHWARTSMAN
EM PORTUGAL

As cidades portuguesas do Porto e de Guimarães, nas regiões do Douro e do Minho, serviram de cenário para as primeiras gravações da próxima novela do SBT, "As Pupilas do Senhor Reitor".
Durante dez dias, uma equipe enxutíssima de sete pessoas, liderada pelo diretor Nilton Travesso, gravou várias cenas com três dos protagonistas da trama: Guida (Débora Bloch), Daniel (Eduardo Moscovis) e Amália (Daniela Camargo).
Foram produzidos, também, "pack shots" –imagens para serem inseridas durante toda a novela.
Além das duas cidades, Travesso percorreu todo o norte do país para encontrar uma aldeia que servisse de locação para a trama, ambientada em 1860.
Só foi descobri-la no pequeno vilarejo de Sistelo, a cerca de 25 quilômetros da fronteira com a Espanha.
"Foi o único local onde achamos uma aldeia com o estilo romântico preservado", conta.
As sequências gravadas em Portugal irão ao ar nos capítulos de números três a sete da novela, com estréia prevista para dezembro.
Uma das mais complicadas foi a cena de uma briga entre Amália e Daniel, que previa um temporal.
A chuva foi artificialmente criada com a ajuda do corpo de bombeiros da cidade de Guimarães e quase inundou a pousada que servia de cenário.
Segundo o diretor, além dos bombeiros, todas as autoridades locais também contribuíram para o sucesso das gravações.
"Nós conseguimos autorizações que normalmente demoram 12 dias em 24 horas. Todos foram muito compreensivos e acho que pesou muito o fato da novela ser uma adaptação da obra de Júlio Diniz, um autor que os portugueses prezam muito e consideram como um dos romancistas mais modernos de sua época", diz Travesso.
Mas as autoridades não puderam ajudar a equipe do SBT em outro tipo de dificuldade: o barulho.
Assim, todas as cenas com som direto previstas para a cidade do Porto tiveram que ser transferidas para Guimarães. "A poluição sonora do Porto é muito grande", explica um decepcionado Travesso.

Texto Anterior: Ator ateu interpreta médium na novela
Próximo Texto: Ingra Liberato faz participação especial na novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.