São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura gasta US$ 50 milhões em 1.222 'semáforos inteligentes'

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf assina hoje o contrato de fornecimento do sistema de "semáforos inteligentes", que serão instalados em São Paulo até o final do ano que vem.
Serão 1.222 semáforos ligados a cinco centrais regionais de controle de trânsito. O projeto, com tecnologia inglesa, deve custar US$ 50 milhões.
Os "semáforos inteligentes" deverão representar 34% dos 3.700 cruzamentos da cidade.
Os novos semáforos terão detectores de veículos e câmeras de TV que se comunicam instantaneamente com as centrais de controle.
Os detectores, instalados no asfalto, contam o volume de carros que passam pelo cruzamento em determinado momento. As informações são transmitidas às centrais de operações.
Nas centrais, computadores e técnicos avaliam a situação do trânsito e enviam instantaneamente aos semáforos novas informações.
Assim, os tempos de verde e de vermelho do cruzamento será alterado para priorizar a avenida mais "carregada".
Os "semáforos inteligentes" serão instalados em toda a cidade. O controle do trânsito será regionalizado pelas centrais –Sul, Oeste, Norte, Leste e Sudoeste.
Quando o novo sistema estiver totalmente implantando, a prefeitura estima que o tempo de espera diante dos semáforos cairá 15%.
Também estão sendo instalados 300 semáforos "semi-inteligentes". São equipamentos não-monitorados por centrais, mas programados por um controlador eletrônico.

Texto Anterior: Veja como receber o seguro
Próximo Texto: Comando inicia hoje blitz nas ruas de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.