São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simplicidade reativa construção de hotéis

FRANCISCA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova tendência mundial de hotéis está reativando a construção hoteleira no Brasil.
Os hotéis de duas e três estrelas com padrão diferenciado –construção simples, privilegiando os acabamentos– como há nos Estados Unidos e Europa, estão renascendo.
É o que mostra estudo sobre a rede hoteleira feito por Washington Fiuza, especialista em arquitetura funcional de hotéis, shoppings centers e restaurantes.
Segundo ele, a rede Slavieiro Braz Hotel, do Paraná, tem como projeto, instalar dez desses hotéis em 1995 no interior de São Paulo.
Além disso, há duas cadeias estudando a viabilidade desse mercado no Brasil: a Ibis, do grupo francês Accor, e a Sleep, do grupo americano Choice.
O custo desse tipo de hotel com 80 unidades, por exemplo, é de US$ 2,5 milhões, já incluindo o terreno e a decoração.
Só a construção de cada unidade sai por US$ 15 mil. Em um cinco estrelas, o custo unitário gira em torno de US$ 80 mil. O retorno do três estrelas é em cinco anos, afirma Fiuza.
A novidade lançada pelo arquiteto é o uso de carpete em todas as áreas do hotel, "comum em países europeus e americanos", diz ele.
Segundo Fiuza, o carpete além de dar mais conforto, é mais barato. "Um piso de granito custa em torno de US$ 70 a US$ 100 o metro quadrado. O de madeira, US$ 120 e o de carpete, US$ 30".
Atenta a esse mercado, a Tabacow, maior indústria de tapetes e carpetes da América Latina, já está desenvolvendo uma linha voltada para este novo segmento hoteleiro.
A Tabacow está investindo US$ 3,5 milhões em máquinas, computadores e sistemas de criação de desenhos e estampas, diz Flávio Carelli, vice-presidente.
A Tabacow detém 40% do mercado institucional –linha de produtos usados em locais de alto trânsito.
Essa linha de produtos representa 20% do seu faturamento total da Tabacow, que deve alcançar este ano, segundo previsão da empresa, US$ 65 milhões.
Lançamentos
Com a expansão desse novo segmento hoteleiro, a Tabacow espera aumentar a participação dos produtos para locais de alto trânsito para 50% do faturamento em um ano", diz Carelli.
"Dentro dessa nova perspectiva de expansão dos hotéis, estaremos lançando dez tipos de carpetes". Os novos produtos serão apresentados nesta semana na feira de suprimentos voltados para hotelaria, que acontece em São Paulo.

Texto Anterior: Empresas armam guerra do suco
Próximo Texto: Até outubro; Pássaro na mão; Ritmo cauteloso; Recuo possível; Mercado comprador; Dica de investimento; Passou do ponto; Na cabeça; Fornecedora padrão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.