São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP poderá montar 'Lulu'

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo esboça uma reação para reerguer o Teatro Municipal. Está programando quatro montagens para 95, entre elas a dificílima "Lulu", ópera dodecafônica de Alban Berg.
"Tivemos este ano diversos problemas financeiros e de organização", diz o atual responsável pelos corpos permanentes do teatro, Lauro Machado Coelho.
O maestro Abel Rocha, que já passou pela casa como titular do coral lírico, constata, no entanto, que tanto para São Paulo quanto para os demais teatros brasileiros os poucos investimentos na área deixarão cicatrizes prolongadas.
"Quando se deixa de investir em seus próprios cantores por um longo período, perde-se boa parte da capacidade de mobilizá-los para que eles tenham um bom desempenho em qualquer peça do repertório", diz ele.
A irregularidade da programação possui uma outra desvantagem com relação também ao público. As pessoas precisam saber que a temporada não sofrerá descontinuidades para se manterem leais ao teatro, argumenta ainda.
O fato é que, objetivamente, essas pessoas existem e formam uma multidão razoável. Há alguns anos, pesquisa da Fundação Padre Anchieta constatou que, em algum momento do dia, 200 mil paulistanos ouvem a programação clássica da Cultura FM.
No Rio, a música bem escrita de Franz Lehar para sua "A Viúva Alegre" lotou recentemente o Municipal nas 20 récitas programadas. Essas platéias são minoritárias e bem mais dispersas que as do rock ou da MPB. Mas elas exigem ser alimentadas com bons espetáculos.
(JBN)

Texto Anterior: Setor privado toma iniciativas
Próximo Texto: Eric Clapton lança testamento de blues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.