São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armas incluem 'pó mágico'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

No auge da tensão pré-invasão, militares haitianos diziam ter um pó mágico para vencer o Exército americano. As propriedades do pó estariam ligadas às forças sobrenaturais do vodu (religião de origem africana).
Um militar partidário do general Raoul Cedras, que se apresenta como "tenente George", diz que o pó, atirado sobre os inimigos, incharia pernas, cabeça e ventre até que explodissem.
Os praticantes do vodu identificam a queda de um avião e um alerta de incêndio que ocorreram na semana passada na Casa Branca (sede do governo americano) como um bom presságio.
O tenente George é um dos oficiais que treinam civis voluntários para o combate diariamente, na região conhecida por Campo de Marte, em Porto Príncipe.
"Não há armas, mas temos o pó", diz o militar.
Os voluntários se recusam a revelar a estrangeiros o conteúdo do pó. Uma mulher diz que a misteriosa arma vem de Jeremie (oeste do país) e Gonaives (norte).
"Ninguém revelaria o que há em seus mísseis", compara a voluntária.
Segundo a voluntária, o pó mágico foi o responsável pela expulsão do país, em julho, de observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da ONU.

Texto Anterior: Haiti não tinha como resistir mais de 1 dia
Próximo Texto: Carter chega a acordo e EUA ocupam o Haiti hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.