São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Talento individual se destaca nos 80

RENAN DAL ZOTTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O vôlei nos anos 80 não era tão evoluído taticamente como hoje. Atualmente um time não pode depender de um único jogador, pois pode ser tranquilamente anulado.
Na época em que atuei na seleção, de 76 a 85, uma equipe podia ganhar graças ao talento de um jogador. Hoje, um time precisa girar bem nos rodízios e desfrutar em cima de erros do adversário.
A grande evolução é essa: todos os fundamentos têm que andar mais ou menos em um equilíbrio.
Minha geração se dedicou a um trabalho físico e tático. Estou convicto de que a seleção brasileira dos anos 80 era melhor do que a seleção dos EUA.
Tive e continuo tendo essa impressão, apesar de termos perdido a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Éramos superiores fisicamente, mas não tínhamos preparo psicológico.
Acho o vôlei um esporte cada vez mais espetacular, com mais força física e velocidade.
Ninguém sabe qual vai ser a próxima novidade. É difícil dizer, mas com certeza penso em criar algo no bloqueio, uma nova forma de jogar para superar outros times.

Texto Anterior: Anos 70 valorizam preparação física
Próximo Texto: Anos 90 exigem mais versatilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.