São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraíba é o Estado com mais velhos no país

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

A Paraíba é o Estado com o maior percentual de idosos (pessoas com mais de 60 anos) do país.
A informação aparece em estudo do Ideme (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual), órgão da Secretaria do Planejamento do Estado.
Elaborado com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estudo indica que 9,12% da população da Paraíba é formada por idosos. Em 1980, havia 7,95% de idosos no Estado. A média de idosos do Nordeste é de 7,43% da população. A média brasileira é de 7,49%.
Hoje, perto de 290 mil pessoas têm mais de 60 anos na Paraíba. Em 1980, havia cerca de 220 mil.
O envelhecimento da população paraibana se deve basicamente a três fatores, de acordo com o estudo do Ideme.
O primeiro é a redução da taxa de fecundidade das mulheres paraibanas de 7 para 2,3 filhos por mulher entre 1970 e 1990 (leia texto abaixo).
Os outros dois são a migração das pessoas na faixa etária de 20 a 40 anos e a redução de 44,53% para 37,72% do total de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos, devido à queda da taxa de fecundidade.
O estudo indica que o processo de envelhecimento da Paraíba é mais rápido que o do Brasil.
Em relação à migração das pessoas de 20 a 40 anos, o técnico em pesquisa científica e tecnológica do Ideme, Carlos Gonçalo de Oliveira, diz que houve "um verdadeiro esvaziamento de pessoas nessa faixa etária, principalmente na zona rural dos pequenos municípios".
Conforme Oliveira, em alguns municípios, as pessoas entre 20 e 40 anos migraram principalmente em busca de trabalho em outros Estados.
"O envelhecimento populacional deixou de ser um fenômeno exclusivo de algumas sociedades desenvolvidas e é notado também em países ainda em desenvolvimento, como o Brasil, e em regiões atrasadas, como o Nordeste brasileiro", afirma Oliveira.

Texto Anterior: Promoção provoca queixa
Próximo Texto: Mulheres passaram a usar anticoncepcionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.