São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
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SID e AT&T se unem e criam nova empresa

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A AT&T (American Telephone & Telegraph) e a Sid Telecon, do grupo Machline, anunciaram ontem em São Paulo a criação da AT&T Multimídia Brasil.
É a segunda investida da gigante norte-americana -que fatura US$ 68 bilhões por ano– no mercado brasileiro de telecomunicações.
Com a nova empresa, os dois acionistas (o grupo Machline terá 51% das ações e a AT&T os outros 49%) querem abocanhar 20% do mercado brasileiro para produtos multimída, estimado em US$ 200 milhões por ano.
Multimídia é a tecnologia que integra comunicação de voz, imagem e texto no computador. De início, a nova empresa fará apenas montagem e distribuição dos equipamentos, importados dos EUA.
Em agosto do ano passado, AT&T e Sid fizeram sua primeira parceira comercial no país, com a criação da AT&T Network Systems do Brasil.
O objetivo era produzir centrais telefônicas de grande porte na Zona Franca de Manaus e concorrer com outros os fabricantes internacionais instalados no país: NEC, Equitel, Alcatel e Siemens.
A fabricação acabou postergada, porque o governo mudou a política de incentivos fiscais para o setor e cancelou uma grande concorrência para compra de 55 centrais.
No novo empreendimento, os sócios acenam com a perspectiva de produzir centrais PABX na fábrica da Sid Telecon, em Curitiba.
A intenção dos acionistas é importar o que não tiver similar local. Há interesse na fabricação das centrais PABX porque há incentivos fiscais do governo.
Segundo o gerente geral da empresa, Paulo Bergamasco, os dois sócios estão investindo no projeto, de imediato, US$ 5 milhões.

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