São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Marsiglia, 'jogador não conhece regra'

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o intuito de diminuir a quantidade de expulsões no Campoenato Brasileiro, a diretoria do Corinthians iniciou ontem uma série de palestras de ex-juízes de futebol.
Ontem, o ex-juiz gaúcho, Renato Marsiglia conversou com os jogadores corintianos por duas horas (das 14h às 16h) no Parque São Jorge.
"Não vim para alterar a conduta dos jogadores", disse Marsiglia. "Apenas expliquei como eles devem reagir em algumas ocasiões de jogo."
Segundo Marsiglia, "os jogadores desconhecem as regras". "É um fato cultural. O garoto inicia no futebol e não se preocupa em estudar o jogo", afirmou.
Um dos pontos explorados pelo ex-árbitro na palestra foi explicar aos jogadores que a "atitude do árbitro depende da ação do jogador". "Por isso, uma gesticulação, por ser subjetivo, pode ser interpretada pelo árbitro como caso de expulsão", disse.
Para Marsiglia, a volta da punição automática após o recebimento, pelo jogador, do terceiro cartão amarelo é oportuna.
"Fará diminuir a violência e haverá menos indisciplina", prevê.
O jogador Zé Elias, que lidera o ranking dos cartões amarelos –recebeu seis em nove jogos–, concorda com a atitude da diretoria."É uma oportunidade para tirarmos dúvidas", afirmou.
O diretor Francisco Papaiordanou não quis divulgar os nomes dos próximos ex-juízes que irão dar palestras no clube.
Após a palestra, o técnico Jair Pereira dirigiu um treino para diminuir dúvidas para escalar o time que pega o Criciúma, domingo.
O lateral-direito Paulo Roberto, gripado, foi poupado. Wilson Mano atuou em seu lugar.
Já no meio-campo, Pereira utilizou dois volantes: Zé Elias e Marcelinho Souza, que substitui Marco Antônio Boiadeiro, expulso no domingo, contra o Sport.
A comissão disciplinar da CBF puniu o meia Boiadeiro por quatro partidas. O lateral Branco pegou um jogo e não enfrenta o Criciúma, neste domingo.
(WBJr.)

Texto Anterior: Time vai atacar pelas pontas
Próximo Texto: Parmalat pode formar times próprios no amador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.