São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994 |
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CONHEÇA AS PROFISSÕES NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO JORNALISMO Áreas de atuação: organização e conservação de arquivos de redações, assessoria de imprensa (divulgação de informações, ponte entre empresas e jornalistas) e trabalho na imprensa (reportagem, redação, edição, colunismo, revisão etc.) Salário: R$ 353,00 (menor valor), R$ 3.075,00 (maior valor) e R$ 665,00 (média)* Duração: 4 anos Onde cursar: SP - USP, Unesp, PUC-SP, Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), UniSantos (Universidade Católica de Santos), Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior); RJ - UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso); MG - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), PUC-MG; BA - UFBA (Universidade Federal da Bahia) Regulamentação: decreto 83.284 de 13/03/1979. Para exercer a profissão é necessário registro no Ministério do Trabalho * Dados da "Bolsa de Salários" do Datafolha RADIALISMO E TELEVISÃO Áreas de atuação: gerenciamento dos recursos técnicos e produção de um programa; trabalhos na área técnica, operação de câmeras, ilhas de edição e emissão de programas Salário: R$ 165,38 (piso para jornada de 6 horas)* Duração: 4 anos Onde: SP – USP, Unesp, Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior); RJ - UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso); MG - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); DF - UnB (Universidade de Brasília) Regulamentação: lei 6.615 de 16/12/1978 e decretos 84.134 de 30/10/1979 e 94.447 de 16/6/1987 *Dados fornecidos pelo Sindicato dos Radialistas RELAÇÕES PÚBLICAS Áreas de atuação: consultoria para empresas nas mais diversas questões, comunicação e divulgação interna e externa da empresa, pesquisa de opinião pública e de mercado, definição de estratégias e políticas de relações públicas Salário: varia de acordo com a experiência profissional Duração: 4 anos Onde: SP - USP, Unesp, Puccamp, UniSantos (Universidade Católica de Santos), Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior); RJ - UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Facha; MG - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), PUC-MG; RS - UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), PUC-RS Regulamentação: lei 5.317 de 11/12/1967 e decreto 63.283 de 26/9/1968. Para o exercício da profissão é necessário registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas PUBLICIDADE E PROPAGANDA Áreas de atuação: atendimento, ligação entre agência e cliente, pesquisa de mercado, planejamento e veiculação das propagandas na mídia, criação, elaboração de campanhas publicitárias e estratégias de marketing Duração: 4 anos Salário: varia muito, de acordo com a experiência profissional Onde: SP - USP, Puccamp, ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado); RJ - UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso); MG - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), PUC-MG; RS - UFRG, PUC-RS Regulamentação: lei 4.680 de 18/6/1965 e decreto 57.690 de 01/02/1966 Texto Anterior: Publicidade é mais procurada Índice |
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