São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tinha ar de cosmopolita

CARLOS KAUFMANN
DO ENVIADO ESPECIAL

Óstia Antiga é um exemplo único de cidade romana imperial que permaneceu com seu aspecto de então (Pompéia e Herculano foram sepultadas pelas lavas do Vesúvio em 79 d.C., mais de dois séculos antes da decadência do Império Romano).
Frequentada por marinheiros, comerciantes, artesãos e funcionários do Estado, Óstia era uma cidade cosmopolita. Uma das construções mais interessantes é o Fórum das Corporações, que pode ser comparado a uma "câmara de comércio".
Ali estavam cerca de 70 agências comerciais e de navegação. Em frente a cada "escritório" havia um mosaico no pavimento que indicava o gênero de comércio e o seu país de origem.
Quatorze dessas inscrições sobrevivem até hoje. Identificam empresas de cidades como Cagliari (Sardenha), Alexandria (Egito) e Narbonne (França, então Gália).
Docas, armazéns, mercados e outras edificações públicas compunham o complexo portuário nas zonas mais próximas do antigo curso do Tibre (hoje ele desemboca três quilômetros adiante).
Nas áreas habitacionais, opondo-se ao modelo da "domus" com pórticos e o pátio ajardinado no centro da casa, encontram-se restos dos "caseggiati", ou edifícios de apartamentos, que não sobreviveram em Roma.
Essas habitações populares multifamiliares possuíam até quatro andares. O térreo em geral era reservado a pequenas lojas. Os exemplares mais bem conservados estão na via della Foce.
É fácil encontrar detalhes saborosos da vida cotidiana cercando a monumentalidade do Capitólio e dos templos, na área central. Como o Thermopolium, autêntico bar com balcão, vasos para água e bancos para os clientes.
(CK)

Texto Anterior: Caminhe no velho porto de Roma, em Óstia
Próximo Texto: Lagos pitorescos enfeitam região de Castelli
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.