São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paisagem é o melhor na região de Castelli

CARLOS KAUFMANN
DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Ao invés de admirar algo especialmente turístico, como em Tivoli ou Óstia, o circuito por Castelli deve ser apreciado pela região onde está situada e pelo conjunto das cidades. É, por isso, o roteiro que mais depende do automóvel.
A rede de estradas entre as cidades de Castelli são, por exemplo, um dos pontos altos do passeio. Não há roteiro preestabelecido, por mais que haja sugestões nos guias de viagem. A atração particular por essa ou aquela cidade ou estrada deve ser a "bússola" do turista.
No caminho para Nemi, pela via Ápia Nova, está Castel Gandolfo, conhecida por abrigar a residência de verão dos papas. Ela é fechada ao público, mas é possível observá-la com seus jardins ao longe, do ponto mais alto da estrada que leva ao lago de Albano –que, em si, já vale uma exploração.
Mais adiante está Ariccia, cuja praça principal tem fontes de Bernini (séc. 17) e um palácio seiscentista que pertenceu à abastada família de banqueiros Chigi.
Quase paralela à Apia Nova fica a via dos Lagos, junto da qual está Marino, um dos maiores produtores vitivinícolas da região. Outubro, mês das colheitas das uvas, é especial para visitá-la.
Na estrada 218 está Rocca di Papa, famosa pelos pratos de caça. Está aos pés do monte Cavo, o segundo mais alto da região (949 m).
Grottaferrata, na beira da vizinha via Latina, tem uma interessante abadia (iniciada em 1004) com peças bizantinas numa das pontas da sua rua principal.
Outra estrada de acesso a Castelli é a via Tuscolana, principal caminho para se alcançar Frascati (19 km de Roma), a maior cidade da região.
Frascati é considerada a cidade mais elegante de Castelli, pela quantidade de luxuosas residências de verão –que começaram a surgir desde a época dos antigos romanos. Não deixe de provar o famoso vinho branco da cidade (leia artigo na PÁG. 6-8).
No centro de Frascati, é impossível não notar o enorme palácio Aldobrandini, até hoje uma residência particular.
Outras fachadas renascentistas de importância são as "ville" Falconieri, Rufinella, Lancellotti e Mondragone.
(Carlos Kauffmann)

Texto Anterior: Lagos pitorescos enfeitam região de Castelli
Próximo Texto: Romanos preferem os vinhos brancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.