São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beleza de Hidra e ilha Santorini inspiram artistas

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hidra é das ilhas do golfo Sarônico que se distingue pela tradicional arquitetura. Artistas buscam inspiração no equilíbrio do branco e do azul, as cores locais.
Na região do porto, cafés e restaurantes espalham cadeiras onde turistas bebem ouza (bebida feita de anis) e contemplam o golfo e os canhões enferrujados no forte.
Na parte histórica estão os monastérios do profeta Elias (Elijah), localizados no topo da montanha. "Ferryboats" transportam turistas entre Pireo e Hidra.
Próximo ao porto está o hotel Amarillis (tel. 0298/53-611). A diária para duas pessoas custa 9.000 dracmas (US$ 30).
Em Hidra não é permitido o tráfego de veículos motorizados. O transporte de cargas local é executado por eficientes mulas.
Santorini
Situada em profundos desfiladeiros, a ilha Santorini impressiona por suas praias de areia negra. A selvagem beleza da ilha se deve, em parte, às erupções vulcânicas.
Um passeio interessante é a visita ao topo do vulcão Novo Kameni que permanece em atividade.
Em 1450 a.C., uma erupção fez desaparecer o centro da ilha. O mar penetrou pela fenda e formou um profundo lago.
Após a grande catástrofe a civilização Minoana construiu cidades na ilha. Alguns resquícios delas podem ser vistos nas escavações em Akrotiri, a 12 km de Thira.
Nas terras férteis da ilha são cultivadas as uvas que, fermentadas, dão origem ao adocicado "Vino Santo". Seu sabor guarda um ligeiro sabor sulfúreo.
(TSB)

Texto Anterior: Deuses guerreiros são louvados
Próximo Texto: Vá ao Uruguai sem gastar muito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.