São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor vive em auto-exílio

DA REPORTAGEM LOCAL

O romancista, dramaturgo e poeta José Saramago nasceu em 1922 na cidade de Azinhaga, na província de Ribatejo (Portugal).
Filho de camponeses, Saramago lançou em 1947 seu primeiro livro, "Terra do Pecado". O segundo –"Poemas Possíveis"– foi publicado 20 anos depois.
Além desses títulos, escreveu também "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "Memorial do Convento", "História do Cerco de Lisboa" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Por causa deste livro, o autor passou a viver nas ilhas Canárias.
Em 1991, o governo português renegou a inscrição dele no Prêmio Europeu de Literatura. Em represália, o autor se auto-exilou.
Saramago escreveu ainda textos para teatro: "A Noite" e "A Segunda Vida de Francisco de Assis" são os exemplos deles.
Antes de se tornar escritor, Saramago trabalhou como serralheiro, mecânico, funcionário público, jornalista e editor de livros.
Durante toda sua vida, o escritor foi membro do Partido Comunista de Portugal. E não pretende abandoná-lo.
Em entrevista concedida à Folha, em 1991, ele afirmou que a derrocada do socialismo está relacionada com o fato deste sistema basear-se na promessa.
"O capitalismo não promete nada, por isso nunca decepcionará."

Texto Anterior: Transformação de Lisboa daria um filme
Próximo Texto: Capital abandona marasmo e indiferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.