São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tomar anel viário é inevitável

CARLOS KAUFMANN
DO ENVIADO ESPECIAL

Todas as estradas levam a Roma, mas passam antes pelo Grande Raccordo Anulare.
Trata-se de uma auto-estrada perimetral de quase 80 quilômetros que é inevitável percorrer ou ultrapassar antes de atingir qualquer cidade vizinha.
Se for enfrentá-lo, o mais importante é saber tomar o sentido que proporcione o caminho mais curto para a estrada desejada.
Isso requer um mapa das cercanias (vendido por cerca de R$ 6 nas bancas de jornais).
Pode acontecer de se tomar a direção contrária à prevista. Não perca tempo contornando todo o Raccordo para alcançar a estrada. Entre na primeira placa indicando "inversione di marcia" (retorno).
Um lembrete: como de alguns anos para cá ficou proibida a entrada de veículos não-autorizados no centro histórico de Roma, um automóvel é totalmente dispensável na cidade.
A área restrita compreende as praças de Espanha, Navona e del Popolo, o Pantheon, a estação Termini e os Fóruns Imperiais.
As vias mais próximas do centro com tráfego livre são a avenida que margeia o Tibre (Lungotevere) e as ruas externas aos muros da cidade.
O problema é que, mesmo próximas às atrações, é virtualmente impossível conseguir uma vaga nessas áreas.
(CK)

Texto Anterior: Como ir de trem, ônibus ou metrô
Próximo Texto: Tivoli abriga ruínas de palácio imperial romano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.