São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha amplia diferença sobre "O Estado"

DA REPORTAGEM LOCAL

Os indicadores do IVC (Instituto Verificador de Circulação) de agosto mostram que a Folha reforçou sua posição como maior jornal do país e abriu uma vantagem de 122,87%, aos domingos, sobre seu principal concorrente, "O Estado de S. Paulo".
A vendagem média da Folha, aos domingos, chegou a 1.134.370 exemplares, contra 508.983 de "O Estado". Sua supremacia ocorre tanto nas vendas em bancas quanto em assinaturas e o fenômeno se repete na capital, interior de São Paulo e demais Estados.
O salto das vendas aos domingos se deve, em grande parte, ao lançamento do Atlas, que começou a circular no dia 14 de agosto.
Flávio Pestana, diretor-executivo de Marketing e Circulação da Empresa Folha da Manhã S/A, diz que, em setembro, a vantagem da Folha sobre o concorrente subirá para mais de 150% aos domingos. As edições, com o Atlas encartado, foram de 1,4 milhão de exemplares, em média.
Os dados do IVC mostram que a liderança se repete em todos os dias da semana. Em agosto, a média diária de vendas da Folha foi de 566.587 exemplares, o que significou uma diferença sobre "O Estado" de 60,96%. Os números do IVC são fornecidos oficialmente pelos próprios jornais.
Pelos dados do Instituto, o jornal "O Globo", do Rio de Janeiro, tem a segunda maior vendagem aos domingos, com 701.558 exemplares.
O terceiro colocado é "O Estado de S. Paulo" (508.983 exemplares) e, em quarto lugar, está o jornal "O Dia", do Rio de Janeiro, com 454.641 exemplares.
O jornal "Zero Hora", de Porto Alegre, é o quinto colocado.
Os números do IVC mostram que só as vendas em banca da Folha aos domingos (média de 719.280 exemplares em agosto) ultrapassaram em 41,3% todos os exemplares vendidos pelo concorrente, incluindo bancas e assinaturas.
Na capital paulista, onde foram vendidos uma média de 455.579 exemplares da Folha aos domingos, dois terços deste total (305.976) foram adquiridos em bancas pelos leitores.
Os dados do IVC mostram que, nesse mesmo período, as vendas avulsas do jornal "O Estado" na capital paulista limitaram-se à média de 160.516 exemplares aos domingos.
Na capital, cada exemplar vendido em banca pelo "O Estado" aos domingos corresponde a 1,9 exemplares vendidos pela Folha. Na Grande São Paulo, a distância aumenta: a proporção é de 2,5.
No interior do Estado, a relação passa a ser de um para dez e nos demais Estados a diferença se torna ainda mais esmagadora: cada exemplar vendido em banca pelo "O Estado" corresponde a 11,6 exemplares vendidos pela Folha.
As estatísticas do IVC mostram que nos dias úteis este jornal vende 44,84% a mais do que seu concorrente direto (471,956 contra 325.845 exemplares) e que seu desempenho é maior do que os do "O Estado" e "Jornal da Tarde", somados.

Texto Anterior: Novo mapa da África do Sul vai sair no oitavo fascículo do atlas
Próximo Texto: BB tem prejuízo de R$ 500 mi após real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.