São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Virgem, casada durante oito anos, tem filho

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

A mulher com vaginismo pode ter filhos, diz Linda Valins. O ginecologista João Carlos Mantese, 47, diretor do Hospital Perola Byinton, confirma.
Mantese acompanhou uma paciente que estava casada há oito anos, era virgem e engravidou. O casal vivia em São Paulo. Ambos tinham nível universitário.
O marido da paciente conseguia introduzir o pênis apenas na entrada da vagina –o suficiente para engravidá-la. A paciente perdeu o hímen só quando a criança nasceu.
Casos de gravidez entre mulheres com vaginismo são, no entanto, muito raros. "O vaginismo proíbe tanto a penetração como a capacidade de conceber, atingindo, assim, o próprio núcleo da criação humana: nossa capacidade de conceber", escreve Linda.
Médicos e terapeutas coincidem ao descrever o perfil da mulher com vaginismo.
"Elas geralmente são casadas. O curioso é que encontram parceiros que aceitam se relacionar com esse tipo de pessoa", diz Mantese.
"Normalmente, são mulheres inseguras, imaturas, com experiências sexuais traumáticas", diz Sérgio Fleury.

Texto Anterior: TUDO SOBRE VAGINISMO
Próximo Texto: Psicoterapia é principal forma de tratamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.