São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem foi Petrarca

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Francesco Petrarca (1304-1374) foi quem fixou uma das formas poéticas mais conhecidas e populares do Ocidente: o soneto.
Antes dele, o número de versos do soneto variava. Depois, de Shakespeare a Vinicius de Moraes, ninguém mais compôs sonetos que não tivessem 14 versos. Alguns dos célebres sonetos de Camões são apenas paráfrases de versos de Petrarca.
Nascido em Arezzo (Itália), Petrarca residiu grande parte da vida em Avignon (sul da França), então sede do papado. Devoto e estudioso, recebeu ordens clericais menores e passou a ser conhecido como erudito.
Foi em Avignon que viu Laura pela primeira vez, em 1327. Até hoje não se sabe ao certo quem foi ela.
O poeta também viajou pela Europa em busca da erudição contida em manuscritos antigos guardados em conventos.
Com o passar do tempo, seu conhecimento de autores gregos e latinos fez com que desenvolvesse uma visão de mundo não mais centrada em Deus e na religião, mas no ser humano.
Foi, assim, um dos primeiros humanistas do que seria depois chamado de Renascimento. Colocar o "Canzoniere" em ordem cronológica, diz Frederic Jones, pode abrir novas visões sobre o desenvolvimento do estilo e pensamento do poeta.
(HGz)

Texto Anterior: A catástrofe de Petrarca
Próximo Texto: DACTYL; SALVE O TAJ; TUPOLEV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.