São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU reduz sanções na Iugoslávia e aumenta pressão sobre sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Conselho de Segurança da ONU decidiu na noite de anteontem reduzir as sanções contra a Iugoslávia e impor novas sanções aos sérvios da Bósnia.
Em represália, sérvios bloquearam as operações da ONU em Sarajevo (capital da Bósnia), forçando o fechamento do aeroporto da cidade.
"A ONU está se tornando uma força de ocupação. Não podemos tolerar esse comportamento arrogante", disse o comandante do Exército Sérvio da Bósnia, Ratko Mladic.
A resolução da ONU, aprovada por 11 votos a dois, suspende por cem dias a proibição de tráfego aéreo e relações culturais e esportivas nas repúblicas iugoslavas de Sérvia e Montenegro. O embargo econômico continua em vigor.
A medida é uma recompensa à decisão do presidente sérvio, Slobodan Milosevic, de cortar os suprimentos aos sérvios da Bósnia.
O relaxamento das sanções só entra efetivamente em vigor depois que os monitores que estão na fronteira da Sérvia com a Bósnia atestarem que apenas ajuda humanitária tem passado pelo local.
Uma segunda resolução proíbe viagens de líderes políticos e militares dos sérvios da Bósnia e transações comerciais com regiões sob controle sérvio.
A resolução é uma represália à rejeição pelos sérvios de um plano de paz internacional para a Bósnia.
Se o plano não for aceito até 15 de outubro, o governo dos EUA deve propor o fim do embargo de armas na ex-Iugoslávia.
O Conselho de Segurança também condenou as expulsões de civis, praticadas por sérvios contra os muçulmanos na Bósnia.
Soldados sérvios impediram ontem que militares da ONU vistoriassem a zona de exclusão de armas pesadas ao redor de Sarajevo.
Na quinta-feira, um tanque sérvio que estava na região foi destruído por aviões da Otan (aliança militar ocidental), após um ataque sérvio contra um blindado francês. O aeroporto de Sarajevo foi fechado ontem por falta de segurança.

Texto Anterior: Dois civis já morreram
Próximo Texto: Giorgio Armani e Ferré depõem sobre suborno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.