São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
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A TV brasileira busca a participação do público para tentar ser interativa

MURILO GABRIELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maior novidade em meio à inundação de programas que pedem a participação dos telespectadores é a estréia, no dia 6 de outubro, do programa "TV Interativa", no SBT.
Todas as quintas, o público da emissora será convidado a emitir por telefone sua opinião sobre um fato jornalístico da semana.
Os votos –e o número de telefone do participante– serão registrados automaticamente em fichas, que vão sendo depositadas em uma grande urna.
Às segundas, durante o "Programa Hebe Camargo", um dos votos será sorteado e o felizardo, contemplado com um carro Mercedez-Benz.
A gerência técnica –e mercadológica– do projeto fica a cargo da empresa Tec Net. Com dez centrais de recepção de chamadas telefônicas espalhadas pelo Brasil, ela tem capacidade de registrar 360 mil telefonemas por hora.
O sistema utilizado durante o "Você Decide", da Rede Globo, por exemplo, pode atender a até 80 mil telespectadores por hora.
O equipamento utilizado pela Tec Net no programa custou à empresa quase US$ 20 milhões.
Apesar do nome do programa –de propriedade da Tec Net– a verdadeira TV interativa –na qual cada telespectador determina a programação do seu aparelho de TV– vai demorar a chegar (leia texto ao lado).
A megacorporação de comunicações Time Warner promete para 1996 a primeira experiência no gênero nos EUA.
No Brasil, o mais próximo que se pode chegar dessa revolução, ao menos a curto prazo, é a escolha, por telefone, de um programa para ocupar determinada faixa dentre um número reduzido de opções.
Bandeirantes, Globo e SBT negociam com a Tec Net a realização de projetos dessa natureza.
Até lá a participação do público vai continuar a se resumir à formulação de perguntas em programas de entrevistas e à emissão de opiniões em enquetes da mesma estirpe da "TV Interativa" do SBT.
Essa não á a primeira incursão da Tec Net na TV. Durante o Carnaval, enquanto testava o sistema agora a serviço do SBT, colheu para a Globo opiniões do público sobre o desempenho das escolas de samba do Rio e São Paulo.
Com outro equipamento, ajuda a emissora carioca a confeccionar o quadro "Pesquisa do Fantástico".
Nos corredores da Rede Globo, porém e nenhuma dessas enquetes recebe o nome de "tv interativa".
Também não se aplica a denominação ao "Você Decide" embora este último –no qual os telespectadores optam entre dois finais para uma história– esteja muito mais próximo da verdadeira TV interativa.

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