São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Civic Coupe traz motor "2 em 1"
EDUARDO VIOTTI
Lançado em abril deste ano para o segmento de esportivos médios importados, custa cerca de US$ 38 mil. A versão avaliada, EX, a mais cara, traz o motor V-Tec da marca japonesa, aquele que tem comando de válvulas variável. A tecnologia eletrônica em motores chegou a um ponto alto com esse tipo de solução. É uma espécie de "dois em um" no motor. Até mais ou menos 5.000 rpm, o motor de 1.600 cc do carro é pacato e econômico. A partir daí, vira uma fera, um motor de competição, capaz de atingir 125 cv a 6.600 rpm. Faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega aos 192 km/h, segundo a fábrica. Mas nem mesmo o genial motor V-Tec consegue insuflar esportividade ao motorista do Civic Coupe. Com câmbio automático (de relações de transmissão muito longas) na unidade avaliada, o carro não tem nada de esporte. As acelerações são lentas e as reduzidas de marcha para as retomadas, típicas dos carros automáticos, demoram a acontecer. A dirigibilidade do modelo é norte-americana demais. Adequado a longas e largas auto-estradas com limites rígidos de velocidade e a um trânsito de muito respeito à lei, o Civic fica devendo agressividade aos tupiniquins politicamente incorretos. Só o visual é de fato esportivo. O carro tem pára-choque de Ferrari. As baixas tomadas de ar (não há grade para radiador) são iguaizinhas às de modelos da marca italiana. Vermelho (na versão avaliada), adquire certa sensualidade. O espaço no banco traseiro é surpreendentemente amplo para um cupê duas portas e permite levar adultos sem desconforto. O porta-malas também é grande. Dá para viajar sossegado com a família ou se exaltar no supermercado sem problemas. A unidade avaliada estava equipada com janelas, travas e espelhos elétricos, piloto automático. Com ABS (antitravamento, opcional), airbag (sacos de ar que se inflam em caso de colisão) e reforços laterais nas portas (obrigatórios nos EUA), o modelo oferece um bom pacote de segurança. Os acessórios incluem ainda teto solar elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica progressiva. Próximo Texto: Salão náutico vai de 11 a 18 de outubro; Pirelli lança nova linha P-400; Esso tem nova gasolina aditivada; Punto vende mais entre os compactos; Linha BMW 95 terá airbag duplo; Ford faz pesquisa para escolher cores Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |