São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Civic Coupe traz motor "2 em 1"

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

O Honda Civic Coupe deve tornar-se um best seller no país, a exemplo de seus irmãos de quatro portas.
Lançado em abril deste ano para o segmento de esportivos médios importados, custa cerca de US$ 38 mil.
A versão avaliada, EX, a mais cara, traz o motor V-Tec da marca japonesa, aquele que tem comando de válvulas variável.
A tecnologia eletrônica em motores chegou a um ponto alto com esse tipo de solução.
É uma espécie de "dois em um" no motor. Até mais ou menos 5.000 rpm, o motor de 1.600 cc do carro é pacato e econômico.
A partir daí, vira uma fera, um motor de competição, capaz de atingir 125 cv a 6.600 rpm. Faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega aos 192 km/h, segundo a fábrica.
Mas nem mesmo o genial motor V-Tec consegue insuflar esportividade ao motorista do Civic Coupe.
Com câmbio automático (de relações de transmissão muito longas) na unidade avaliada, o carro não tem nada de esporte.
As acelerações são lentas e as reduzidas de marcha para as retomadas, típicas dos carros automáticos, demoram a acontecer.
A dirigibilidade do modelo é norte-americana demais.
Adequado a longas e largas auto-estradas com limites rígidos de velocidade e a um trânsito de muito respeito à lei, o Civic fica devendo agressividade aos tupiniquins politicamente incorretos.
Só o visual é de fato esportivo. O carro tem pára-choque de Ferrari. As baixas tomadas de ar (não há grade para radiador) são iguaizinhas às de modelos da marca italiana. Vermelho (na versão avaliada), adquire certa sensualidade.
O espaço no banco traseiro é surpreendentemente amplo para um cupê duas portas e permite levar adultos sem desconforto.
O porta-malas também é grande. Dá para viajar sossegado com a família ou se exaltar no supermercado sem problemas.
A unidade avaliada estava equipada com janelas, travas e espelhos elétricos, piloto automático.
Com ABS (antitravamento, opcional), airbag (sacos de ar que se inflam em caso de colisão) e reforços laterais nas portas (obrigatórios nos EUA), o modelo oferece um bom pacote de segurança.
Os acessórios incluem ainda teto solar elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica progressiva.

Próximo Texto: Salão náutico vai de 11 a 18 de outubro; Pirelli lança nova linha P-400; Esso tem nova gasolina aditivada; Punto vende mais entre os compactos; Linha BMW 95 terá airbag duplo; Ford faz pesquisa para escolher cores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.