São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW serve de tela para artistas famosos

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de renomados artistas plásticos da atualidade provou que os automóveis não se prestam só a desenvolver velocidades.
Treze pintores como Andy Warhol (1929-1987, norte-americano), Frank Stella, norte americano e Alexander Calder (1898-1976), norte-americano, substituíram o tecido da tela de um quadro pela carroceria de alguns modelos da marca BMW.
Cinco desses trabalhos estão expostos no Masp (Museu de Arte de São Paulo) até 23 de outubro, apresentando pela primeira vez ao público brasileiro o Art Car Collection da BMW.
A exposição já viajou por Paris (Museu do Louvre, na França) e Nova York (MoMA, nos EUA) e a partir de 4 de novembro segue para o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, onde fica até o dia 20.
Entre os modelos da fábrica alemã de automóveis com sede em Munique, capital da Bavária, estão o BMW M1, de seis cilindros em linha, 24 válvulas, 3.500 cc de cilindrada e 476 cv de potência.
Este modelo pintado pelo mestre da "pop art" Andy Warhol em 1979 atinge 307 km/h. O resultado do trabalho de Warhol transformou a decoração do carro numa autêntica máquina de competição.
Outra obra de arte feita pelo norte-americano Robert Rauschenberg modificou completamente um BMW 635i de seis cilindros em linha, 3.430 cc de cilindrada e 213 cv de potência, que permite atingir 220 km/h.
O modelo pintado pelo artista italiano Sandro Chia foi um BMW M3, protótipo de carro de competição em que predomina desenhos de faces humanas e uma grande variedade de cores.
A idéia de pintar carrocerias de BMW começou em 1975, quando o leiloeiro e piloto de corridas Hervé Poulain concorreu pela primeira vez à famosa competição de 24 Horas de Le Mans, na França.
Ele quis que sua BMW 3.0 CSL fosse decorada por um artista profissional. O escolhido foi seu amigo Alexander Calder, então radicado na França.
Com o sucesso obtido com a experiência, a BMW decidiu incentivar e dar prosseguimento à idéia com a participação de artistas de vários países.
Durante sua turnê mundial os Art Cars já foram expostos em vários museus importantes em Londres, Tóquio, Barcelona, Sudney, Hong Kong, Toronto, entre outros.

Texto Anterior: Salão náutico vai de 11 a 18 de outubro; Pirelli lança nova linha P-400; Esso tem nova gasolina aditivada; Punto vende mais entre os compactos; Linha BMW 95 terá airbag duplo; Ford faz pesquisa para escolher cores
Próximo Texto: Novo Gol custa até R$ 6.000 além da tabela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.