São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho empata; Lerner leva no 1º

DA REPORTAGEM LOCAL

Anthony Garotinho (PDT) empatou com Marcello Alencar (PSDB) na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Os dois têm agora 31% das intenções de voto.
Pesquisa Datafolha realizada no dia 21 de setembro em seis Estados e no Distrito Federal mostra que Alencar oscilou negativamente dois pontos porcentuais, contra a variação positiva de três pontos do pedetista.
Desde a primeira pesquisa no Rio, em junho, a votação de Alencar oscila em torno de 30%. Garotinho, por sua vez, subiu 14 pontos porcentuais no mesmo período.
Garotinho é preferido pelos que estudaram até o primeiro grau (35% a 31%) e pela população de renda menor ou igual a cinco salários mínimos (36% a 26%).
Paraná
Jaime Lerner (PDT) seria eleito governador do Paraná no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O candidato atingiu 50%, contra 43% dos adversários somandos. Seu oponente mais próximo é Álvaro Dias, que está com 40%.
Bahia e DF
Na Bahia e no Distrito Federal, a pesquisa mostra que há possibilidade técnica de vitória dos líderes no primeiro turno.
Na Bahia, o candidato do PFL, Paulo Souto, permanece com os 40% da pesquisa anterior. Subiu 18 pontos desde o levantamento de junho. Durval Carneiro (PMN) vem em segundo, com 21%.
Somados, os adversários de Souto fazem 43% das intenções de voto, superior ao número do pefelista, mas dentro da margem de erro –três pontos para cima ou para baixo– o que possibilitaria a vitória de Souto no primeiro turno.
No DF, Valmir Campelo (PTB) lidera com 45%. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Cristovam Buarque (PT) vêm em segundo, com 22%. Somados, os adversários de Campelo têm 46%.
As pesquisas Datafolha nos Estados vêm sendo realizadas quinzenalmente. Segundo Gustavo Venturi, diretor do instituto, a presente "rodada extra foi realizada em função das disputas mais acirradas nos Estados pesquisados".

A pesquisa Datafolha é uma amaostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entreistados. O conjunto dos eleitores dos Estados é dividido em três sub-universos: capital, outras cidades da região metropolitana e interior.
Em cada sub-universo, de acordo com seu peso eleitoral, os municípios são agrupados por localização e e nível sócio-econômico. Em cada grupo, são sorteados municípios estratificados pelo número de eleitores. Sorteios sucessivos chega-se ao bairro, rua e indivíduo.
A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco paulino, Emilia de Franco e a estatística Renata Nunes Cesar.

Texto Anterior: Tuma e Serra empatam em 37%; Erundina tem 26%
Próximo Texto: Vote no elo perdido!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.