São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes aprendem a economizar água e luz

DA REPORTAGEM LOCAL

Os alunos do Liceu Coração de Jesus, na alameda Dino Bueno, estão aprendendo a economizar água, luz e telefone e ganhar dinheiro com isso.
O professor de geografia Fernando Carraro, 52, propôs aos estudantes das 11 classes de 5ª a 8ª séries em que dá aula um trabalho inédito: esquematizar, em forma de gráficos, o consumo mensal de energia elétrica, água e impulsos telefônicos.
"Muitos deles nunca tinham pego uma conta antes e não sabiam localizar o lugar onde estavam marcados os kw/h e os metros cúbicos de consumo de água", diz Fernando Carraro.
Com os gráficos prontos, os alunos passaram a questionar em casa a variação verificada mês a mês. "Eles começaram a atuar como fiscais, apagando a luz, controlando o tempo que a irmã fica no telefone e o excesso de água para lavar o carro, por exemplo", afirma o professor.
A partir daí, os estudantes negociaram com os pais para receber a diferença proporcionada pela economia nas contas em forma de mesada. "Houve uma mudança positiva de comportamento, um dos princípios da educação", diz Carraro.
Os gráficos, que alguns estudantes chegaram a fazer no computador, estão expostos no colégio.

Texto Anterior: Cultura do sul de Minas fica exposta até o dia 30
Próximo Texto: Leitor protesta contra valor cobrado por estacionamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.