São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orvalho se forma no contato de ar quente com superfície fria

KATHY WOLLARD

Surgindo do jeito que aparece, aparentemente de lugar nenhum, e brilhando em cada folha e flor, as pessoas pensam que o orvalho é uma espécie de néctar dos céus.
Mas o orvalho não está confinado à grama nas manhãs. Um tipo de orvalho aparece em canos frios durante o clima quente e do lado de fora de copos cheios de gelo durante o verão.
O orvalho aparece quando o ar úmido entra em contato com superfícies mais frias –uma folha de grama, um cano frio, um vidro gelado.
O ar tem o que os cientistas chamam de temperatura de ponto de condensação. Isso significa que a determinada temperatura e pressão um certo volume de ar está retendo o máximo de vapor de água que pode. O ar está saturado, como um pano de limpeza cheio de água pouco antes de começar a pingar.
Se o orvalho aparece de manhã ou não, depende do que aconteceu durante a noite. Depois que o sol se põe a superfície da Terra começa a perder o calor que armazenou de dia.
O ar úmido logo acima do chão também perde calor. O que acontece com o calor? Se o céu estiver sem nuvens, ele simplesmente irradia-se para o espaço.
O ar frio, que está mais carregado, não consegue reter tanto vapor de água quanto o ar quente. Então ele rapidamente atinge seu ponto de saturação, ou de condensação.
Algumas vezes uma brisa começa a soprar e adiciona algum ar mais quente das camadas superiores, permitindo que o ar retenha mais água. Mas se as condições permanecerem calmas, o orvalho pode se formar.
O ar, repleto de vapor de água, toca uma folha fria de grama. Enquanto o vapor de água se esfria quando toca a grama, se transforma em líquido e goteja (como o pano de limpeza).

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Brasileiras são tri no basquete cadete
Próximo Texto: QUANDO ACONTECEU A PRIMEIRA VIAGEM AÉREA PARA A AUSTRÁLIA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.