São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

QUEM SÃO OS GRUPOS

PC do B
O Partido Comunista do Brasil surgiu em 1962. É uma dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB, fundado em 1922). A separação aconteceu porque o PCB resolveu romper com as idéias do dirigente soviético Josef Stalin, em 1957. Os membros do grupo continuavam apoiando Stalin e decidiram criar um partido próprio. Passaram a apoiar o tipo de comunismo que se praticava na China e, posteriormente, na Albânia.

MR-8
Outra dissidência do PCB, existe desde 1968. O nome é um "apelido" para Movimento Revolucionário Oito de Outubro –dia da morte de Che Guevara, em 1967. No começo, agia como um grupo terrorista, que chegou a sequestrar o embaixador americano, Charles Elbrick. Desde 1974, faz parte do PMDB. Apóia incondicionalmente o ex-governador paulista e candidato à Presidência Orestes Quércia, a quem chamam de "o Grande Timoneiro", o mesmo título de Mao-Tsé Tung.

PT
Outros grupos do PT, além de "O Trabalho", também agem no movimento estudantil. O PT surgiu no final dos anos 70, como consequência dos movimentos grevistas no ABC paulista. É um partido de esquerda que congrega desde comunistas até alas moderadas, com sociais-democratas e grupos cristãos. Seus congressos frequentemente são dominados pela "esquerda" do partido, mas seu à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, é do setor moderado.

PDT
O Partido Democrático Trabalhista surgiu em 1980 e disputou sua primeira eleição em 1982. Seu maior líder é o ex-governador do Rio de Janeiro e candidato à Presidência Leonel Brizola. O PDT disputa o legado político de Getúlio Vargas. Inicialmente, seus fundadores queriam usar a sigla PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), criada por Getúlio Vargas. Se definem como socialistas (ou "socialismo moreno", como diz Brizola), mas tem forte apelo populista.

PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores-Unificado foi criado oficialmente no ano passado. É o novo nome do grupo Convergência Socialista. A Convergência surgiu em 1978, por pouco tempo esteve incorporada ao MDB (único partido de oposição ao regime militar) e em seguida se ligou ao PT. A diferença de pontos de vista levou os partidários da Convergência, considerados muito radicais, a serem expulsos do PT. O PSTU defende as idéias do teórico marxista Leon Trotsky.

O Trabalho
É um dos grupos que atuam dentro do PT. Seus membros são sucessores do movimento Libelu (Liberdade e Luta), um grupo surgido nas universidades paulistas nos anos 70 para contestar o regime militar. São adeptos das idéias de Leon Trotsky.

Independentes
Militantes do movimento estudantil ditos "independentes" conseguem alguns postos nas diretorias das entidades majoritárias e dominam algumas entidades locais pelo Brasil. São desligados de partidos políticos ou então ligados a partidos menos expressivos no movimento estudantil.

Texto Anterior: Temas políticos dividem alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.