São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Newtown será centro cultural

FERNANDO ROSSETI
DE JOHANNESBURGO

O MuseumAfrica faz parte de um projeto de reurbanização de um dos setores mais decadentes do centro de Johannesburgo, o bairro de Newtown.
Até o final do século, o bairro deverá se tornar um grande centro cultural, com museus, teatros, cinemas, apresentações de rua, entre outras atividades.
"Há poucos anos, havia cerca de cinco pessoas neste bairro aos domingos. Se você fosse branco, certamente seria assaltado", afirma Ramesh Jayaram. Hoje, cerca de 2.000 pessoas visitam o MuseumAfrica aos domingos, quando o ingresso é gratuito.
No último dia 3, o primeiro Museu das Crianças foi aberto no mesmo quarteirão do MuseumAfrica. Ao lado, já funciona o Market Theatre, um teatro com infra-estrutura semelhante ao Municipal de São Paulo.
Newtown era antes um bairro comercial de Johannesburgo. O edifício do MuseumAfrica foi costruído em 1913, como o primeiro mercado de frutas e verduras da cidade e funcionou até 1974.
Hoje, o prédio só está funcionando com dois terços de sua capacidade. "Até o ano que vem queremos ter todo o edifício pronto para exposições", diz Jayaram.
(FR)

Texto Anterior: Museu preserva viva memória do apartheid
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.