São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shopping de fábrica decepciona consumidor

CAROLINA CHAGAS; LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O SP Market Center –o "shopping de fábrica" aberto dia 20 na marginal Pinheiros (zona sul de São Paulo)– não está cumprindo a promessa feita na inauguração: vender 30% mais barato do que os outros shoppings da cidade.
A reportagem da Folha percorreu as lojas do SP Market e do Iguatemi e comparou os preços de 27 produtos escolhidos aleatoriamente nos dois shoppings. A mesma lista custa 6% menos no "shopping de fábrica".
No SP Market, o consumidor gastaria R$ 1.303,31 para comprar todos os produtos da lista. No Iguatemi, a mesma relação sairia por R$ 1.385,21. O shopping da marginal perde nos preços de 12 produtos, mas ganha em 14. O livro "Na Margem do Rio Piedra, Eu Sentei e Chorei", de Paulo Coelho, é vendido pelo mesmo preço nos dois shoppings.
Uma caneta tinteiro Mont Blanc com bico de ouro, por exemplo, custa na Jóias Gois, do SP Market, R$ 290,00. A mesma caneta no shopping Iguatemi sai por R$ 248,00, na Dryzun.
O SP Market sai ganhando no preço de perfume Eternity masculino: R$ 36,00, contra R$ 105,00 no Iguatemi.
O "shopping de fábrica" foi projetado para gastar menos com manutenção –não tem ar-condicionado, escadas rolantes e elevadores– e com isso manter os preços baixos.
"Sou frequentadora assídua de shoppings e não estou notando nenhuma diferença nos preços", afirma a dona-de-casa Mônica de Paula, 37, em sua primeira visita ao SP Market.
Quando tomou conhecimento da estréia do SP Market, a fisioterapeuta Maria Emilia de Albuquerque, 32, se animou a fazer um estoque de tênis, seu calçado preferido para o dia-a-dia.
"Desci a marginal Pinheiros pensando que ia encontrar tênis com preço de Nova York." Saiu decepcionada.
"Não encontrei a marca que queria e o preço das alternativas eram muito próximos ao dos shoppings perto da minha casa."
A empresária Julieta Munchen, 60, conta que depois de constatar que um perfume no SP Market era apenas R$ 2,00 mais barato do que no Iguatemi, voltou e comprou no shopping da avenida Faria Lima. "Afinal, um presente embrulhado lá pega bem melhor."
A Folha telefonou para o superintendente do SP Market, Carlo Zanetti, na quinta e sexta-feira da semana passada e na tarde de ontem. Na superintendência do shopping informaram que ele não estava mas que receberia o recado.

Texto Anterior: Incêndio destrói horto em Bauru
Próximo Texto: Atividades lembram idoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.