São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arte na rua dá nó na cabeça do paulistano

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Alguma curiosidade, muito espanto e, até, uma certa irritação. A instalação "Periscópio", do artista plástico Guto Lacaz, em exposição pública desde ontem, deu um nó na cabeça do paulistano que costuma passar pelo viaduto do Chá.
Trata-se de uma grande peça de madeira, com duas aberturas, uma no nível do chão e outra no quinto andar do prédio da Eletropaulo. De ambas as extremidades, com o auxílio de espelhos, se enxerga o que se passa na outra ponta.
Quem parava ontem de manhã para olhar pela abertura inferior do "Periscópio" não conseguia ver nada. Ao contrário, por causa do sol refletido no espelho, saía de lá meio tonto, "cego" pelo reflexo.
"Para que serve isso?", pergunta o ambulante Tadeu Zurlo, 43. "Para ver as caras mais feias do mundo", responde o próprio Zurlo, rindo das caretas de quem olha a instalação.
"Não é uma chaminé?", pergunta o empresário Avelino Simões, 72. "É uma chaminé. Não pode ter outra explicação", responde o próprio.
Vinte pessoas disputam espaço junto ao "Periscópio" ao verem o fotógrafo da Folha em ação. Quando o fotógrafo se afasta, as pessoas se dispersam e, então, se passam minutos até que alguém, entre as centenas de passantes, volte a olhar para a instalação.
O "Periscópio" de Lacaz integra a exposição "A Cidade e seus Fluxos", com a participação de 24 artistas. Os demais trabalhos, expostos em três diferentes prédios no centro da cidade, estarão abertos ao público a partir de hoje.

Exposição: A Cidade e seus Fluxos
Onde: Eletropaulo (r. Xavier de Toledo, 23, 5º andar), edifício Guanabara (av. São João, 126), Banco do Brasil (r. da Quitanda, 18)
Quando: até 23 de outubro; de terça a domingo, das 12h às 21h (filmes ao ar livre, apenas à noite)

Texto Anterior: Fogo em SP queima 101 Ibirapueras
Próximo Texto: Shopping promove eventos para idosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.