São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco pode invadir perímetro urbano

VINÍCIUS ROMANI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um incêndio de grandes proporções consome desde quarta-feira passada o Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa entre os Estados de São Paulo e Rio.
A reserva, de 110 mil hectares, abrange o noroeste do Estado de São Paulo e o sudeste do Estado do Rio de Janeiro, na serra do Mar, e é o único parque nacional com área no Estado de São Paulo.
Somente neste incêndio foram queimados até agora 3.000 hectares de Mata Atlântica primária. A estimativa é do Ibama, que o considera o maior incêndio da região desde a criação do parque, em 72. Não chove na serra da Bocaina há mais de três meses.
O principal foco está em São José do Barreiro (290 km de SP) e ameaçava ontem invadir o perímetro urbano. O prefeito da cidade, Nelson Ribeiro Mendes, pediu a ajuda do exército. Segundo ele, cerca de 40% da área rural do município já foi queimada.
Com nove funcionários, o Ibama não tem condições de combater os incêndios. O parque possui três veículos e há dez anos espera a implantação de um sistema de comunicação por rádio. O Ibama estima que 15% da área do parque tenha sido queimada na última década.

Texto Anterior: Incêndio destruiu 7% da área verde
Próximo Texto: Saiba como estudar a distância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.