São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computação tem campo vasto

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro de computação tem um campo de trabalho vasto, pois atua em qualquer ramo de atividade em que se use a informática como ferramenta de produção.
Mas segundo o professor Sergio Donizetti Zorzo, 37, coordenador do curso na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o fim da reserva de mercado para produtos dessa área provocou uma queda na oferta de empregos.
Há, porém, perspectivas boas de aumento da oferta de emprego para os profissionais de computação. "Essa área é considerada estratégica e com um grande parque industrial ainda a ser informatizado no país", afirma Zorzo.
Existe ainda estímulo à criação de novos postos de trabalho. Um exemplo é a lei 8.248, que isenta indústrias do pagamento do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) se aplicar 5% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.
Zorzo explica: "A engenharia de computação se ocupa do projeto, implementação e da manutenção de sistemas computacionais. A partir da análise organizacional de uma corporação, esse engenheiro procura atender novas necessidades. Também estuda a viabilidade técnica e de custos de projeto".
O curso, relativamente novo –só existe na UFSCar há dois anos–, é ministrado em algumas universidades públicas –Unicamp e UFSCar, por exemplo. Na USP, é uma especialização da engenharia elétrica (leia texto acima).

Texto Anterior: MEDICINA; ODONTOLOGIA; PUC-PR; HISTÓRIA
Próximo Texto: CONHEÇA OS CURSOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.