São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator diz que inventou merchandising

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Luis Gustavo se considera o pai do merchandising em novelas. "Inventei a coisa junto com o laboratório Fontoura. Foi meio sem querer, mas inventei."
O ator conta que, enquanto fez "Beto Rockfeller", não recebeu "um tostão" da Tupi. Em crise financeira, a emissora dava calote no elenco e pagava apenas os salários dos técnicos.
Quando a novela estourou e Luis Gustavo virou celebridade nacional, o laboratório farmacêutico Fontoura lhe fez uma proposta estapafúrdia para a época. "Prometeram me pagar um 'xis', não lembro quanto, toda vez que o Beto citasse o remédio Engov no ar."
O laboratório de São Paulo acabara de lançar o produto e pretendia divulgá-lo maciçamente. Sem dinheiro, o ator topou a oferta na hora. E desandou a dizer Engov quatro, cinco, seis vezes por capítulo.
Bastava alguém beber qualquer coisa em cena que Tatá dava um jeito de mencionar o remédio anti-ressaca.
"Ninguém entendia nada. O resto do elenco e os diretores da Tupi viviam me perguntando porque citava tanto o Engov. Eu, claro, ficava na moita, nunca abria o jogo."
Uma tarde, o comando da emissora chamou Luis Gustavo. "Explicaram que um dos patrocinadores da novela não estava nada satisfeito com aquela situação."
O patrocinador era o fabricante do Alka Seltzer, também um remédio contra ressaca.
A Tupi ordenou, então, que Luis Gustavo parasse de falar Engov. Mais: acrescentou à novela uma cena em que o personagem Carlucho, inimigo de Beto, promoveria o Alka Seltzer.
"Enquanto nos preparávamos para gravá-la, tentava achar um jeito de sair daquela confusão sem trair o pessoal do laboratório Fontoura", lembra Luis Gustavo.
Na cena, Carlucho dizia algo como: "Nossa, que ressaca! Bebi demais na festa de ontem à noite. Mas agora vou melhorar. Acabei de tomar um Alka Seltzer."
Luis Gustavo não perdeu a deixa: "Você é burro, Carlucho. Devia seguir o meu exemplo. Tomei um Engov antes da festa, outro depois, e hoje estou zerinho."
Como a Tupi costumava gravar os capítulos da novela poucas horas antes de exibi-los, não teve tempo de cortar o diálogo, que acabou entrando no ar.

Texto Anterior: Míssil; sustagen; Cassis; Laçarote
Próximo Texto: Beto deixou Tatá desempregado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.