São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Collares desafia ministro

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A situação dos bancos estaduais opôs o ministro Ciro Gomes (Fazenda) ao govenador do Rio Grande do Sul Alceu Collares (PDT).
Em entrevista coletiva na Fiergs, Ciro disse que na semana passada o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) teve "um problema conjuntural de fechamento" e precisou ser socorrido pelo Banco Central.
Mais tarde, durante palestra do ministro a empresários na entidade, Collares tomou a palavra para dizer que "nunca" pediu "um pila" (dinheiro) para o Banrisul.
O governador disse que gostaria de receber do governo federal "um oficiozinho dizendo que o (banco) de vocês não é uma excrescência".
O termo excrescência foi usado por Ciro para classificar bancos estaduais em entrevista à Folha. Ele disse ontem que os bancos estaduais terão de se ajustar à nova situação econômica, sem inflação. Ciro descartou a possibilidade de o governo prorrogar o IPMF.
Depois da reunião com os calçadistas, em Novo Hamburgo, Ciro anunciou a retirada da cobrança do PIS e do Cofins para o setor.
Segundo Ciro, a medida representa redução de 2,64% no custo dos fabricantes. Ele disse ainda que o governo estadual pode favorecer o setor reduzindo o ICMS.
Ciro também disse que o governo estuda uma linha de crédito para os calçadistas.

Texto Anterior: Combustível só cai após eleição, diz Ciro
Próximo Texto: MP do real é reeditada de novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.