São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura proíbe a venda de mais 3 produtos em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal do Abastecimento de São Paulo, Waldemar Costa Filho, divulgou mais três produtos que terão a comercialização proibida a partir de hoje: 1) a erva-doce em grãos Hikari; 2) o lote U-16 da marmelada em embalagem longa vida Arisco; 3) o lote 16-V da goiabada em pasta com embalagem longa vida Arisco.
Segundo a secretaria, foi encontrada grande quantidade de terra na erva-doce, 49 fragmentos de insetos, quatro insetos inteiros e fungos filamentosos na marmelada e 16 fragmentos de insetos e fungos filamentosos na goiabada.
A secretaria já havia anunciado a contaminação nesses alimentos no dia 12 de agosto com base em análises que não seguiam os padrões legais. Agora, o secretário afirma ter feito novas análises seguindo a legislação. O laboratório usado é da própria prefeitura.
O diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Luiz Colombo, disse que o que foi encontrado nos produtos não faz mal à saúde, mas defendeu a proibição porque os produtos estariam "fora dos padrões de higiene exigidos por lei".
A assessoria de imprensa da Arisco informou ontem que se pronunciaria através da Abia (Associação Brasileira da Indústria Alimentícia). Segundo a Abia, não existe no Brasil legislação para doces que trate desse assunto de forma "clara e inequívoca".
"Isto não significa que o doce seja impróprio para o consumo ou nocivo à saúde", diz o documento.
A assessoria de imprensa da Hikari informou que seu produto será analisado por técnicos da empresa. Após as análises, deve ser feita a defesa.
Segundo a Hikari, o produto silvestre vem com material terroso que deve ser eliminado quando é beneficiado. Mas nem toda a terra consegue ser realmente eliminada.

Texto Anterior: Bicheiro é acusado por homicídio
Próximo Texto: Bancários prometem parar CEF por 48 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.