São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que pode haver fraude

DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a dizer ontem que pode haver fraude nas eleições. Em entrevista à rádio CBN, ele disse que "desviar dois ou três milhões de votos neste país é mais fácil que tirar pirulito de criança".
Entre os indícios de fraude, Lula disse que que já foram descobertas cidades na Bahia e em Tocantins onde há mais eleitores que habitantes. "Nestas cidade não poderia haver eleição", reclamou.
Normógrafo
Lula criticou também o uso do normógrafo, aparelho que "ensina" o eleitor analfabeto a preencher a cédula. "No Ceará, o PSDB está distribuindo quatro milhões de normógrafos, que fazem o eleitor votar nos seus candidatos", afrimou.
O normógrafo é um envelope onde a cédula é colocada. O normógrafo distribuído por um determinado candidato deixa à vista do eleitor apenas o espaço destinado, na cédula, ao voto neste candidato.
Na semana passada, Lula assinou um artigo, publicado na revista espanhola "Cambio 16", no qual dizia que as eleições brasileiras poderiam perder a legitimidade, se o governo continuasse a usar a máquina pública em favor da candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Texto Anterior: Deputado pede que TSE fiscalize eleição em TO
Próximo Texto: Petista aproveita popularidade de candidato no ES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.