São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alvorada se prepara para transição

WILLIAM FRANÇA; GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio da Alvorada está quase pronto para receber a equipe de transição do presidente eleito.
Esta semana, por determinação do presidente Itamar Franco, terão de ser concluídas as reformas na parte elétrica e hidráulica e a pintura das principais áreas.
Itamar quer que o novo presidente use o Alvorada para constituir a equipe de governo. Por isso mandou fazer, antes das eleições, uma grande limpeza no palácio.
"É como se fosse mudança de inquilino, faz-se uma limpeza geral", disse o assessor de imprensa da Presidência, Fernando Costa.
Até ontem, nenhum candidato tinha informado à Presidência a intenção de usar o local para montar sua equipe.
No comando da campanha de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) só uma decisão foi tomada: o primeiro escalão da transição, se o tucano for eleito, não ficará no comitê que hoje funciona na superquadra 202 Norte, em Brasília. Ali, no máximo, funcionará a equipe de apoio.
A idéia de transformar o Alvorada num local de despachos temporários é do próprio Itamar. Concebido para ser a residência oficial dos presidentes, o palácio tem sido renegado nos últimos anos.
José Sarney morou lá por pouco tempo. Fernando Collor sequer cogitou trocar a Casa da Dinda pelo palácio. Itamar iniciou seu mandato morando numa casa da Marinha. Por pressão de amigos e tentando obter privacidade, foi para o Alvorada. Ficou menos de um ano.

Texto Anterior: 'Divisão enfraquece Sarney', diz Vieira
Próximo Texto: Itamar recebe candidatos de Minas mas mantém isenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.