São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai usar saque forte contra a Argentina

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira masculina de vôlei vai usar o saque forçado como sua principal arma para derrotar a equipe argentina na estréia do Mundial da Grécia, amanhã.
Ontem pela manhã, o técnico do Brasil, José Roberto Guimarães, fez com que os jogadores treinassem o fundamento "de todas as formas e posições".
"O saque será o fundamento de desequilíbrio neste Mundial. Uma equipe com saque forte e estratégico vai superar até adversários teoricamente favoritos", disse o treinador brasileiro.
Segundo José Roberto, o saque dos brasileiros é "muito bom, mas ainda precisa melhorar para poder dificultar o passe do adversário e partir para os contra-ataques".
O treinador pretende que sua equipe volte a sacar da maneira como o fez na primeira fase da Liga Mundial deste ano.
Em relação ao passe, outro fundamento do vôlei, o técnico estabelecu um limite para erros durante as partidas do Mundial.
"O máximo que podemos admitir são três erros por set. Quatro erros significam pelo menos três pontos do adversário", disse.
O atacante Giovane, um dos responsáveis pelo passe na seleção brasileira, afirmou que se a equipe acertar o fundamento no Mundial será até "uma covardia" contra os adversários.
"Se a bola for bem colocada nas mãos do Maurício, ele sabe variar as jogadas como nenhum outro levantador no mundo", afirmou o atacante.
O capitão da seleção brasileira, Carlão, ainda não treinou com a equipe em Atenas, sede dos brasileiros na Grécia.
Ontem, o jogador, que se recupera de dores musculares nas costas, fez exercícios físicos na piscina do hotel Chandris, onde a equipe está concentrada.
O capitão ainda não está confirmado para a partida de amanhã. "Se ele me disser que se sente bem, é claro que será escalado", disse José Roberto.
"Quero jogar, mas também não vou ma precipitar porque o Mundial vai até dia 8 de outubro e o jogo contra a Argentina não é decisivo", afirmou Carlão.
Hoje, a equipe brasileira treina pela primeira vez no ginásio Paz e Fraternidade, onde disputa as três partidas da fase inicial do Mundial, contra Argentina, Alemanha e Estados Unidos.
Pela manhã, haverá treino numa das salas do complexo desportivo de Atenas. À noite, a seleção vai para a quadra e realiza treinamento tático.
A equipe argentina já está em Atenas. A delegação desembarcou na manhã de ontem na capital grega e está hospedada no mesmo hotel dos brasileiros.
O técnico da Argentina, Daniel Castellani, disse ao chegar que seu time "é um franco-atirador" no Grupo B do Mundial.
"O Brasil é o favorito destacado, com chances de chegar ao título. Nossa luta será contra a Alemanha e os Estados Unidos", afirmou Castellani.

Texto Anterior: Grêmio mantém os jogadores
Próximo Texto: Time feminino passa a treinar em Barueri
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.