São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peste pneumônica chega à capital da Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Foram confirmados os dois primeiros casos de peste pneumônica em Nova Déli. A peste surgiu na semana passada em Surat, 1.850 km ao sul da capital da Índia.
Os dois doentes confirmados em Nova Déli são de Surat. Eles chegaram à capital no sábado.
Em Surat, a doença já matou 45 pessoas oficialmente. Médicos da cidade supõem que o número de mortos pode estar perto de cem.
Os casos registrados na cidade são 531, contra 452 de anteontem. As autoridades sanitárias dizem que o número de mortes estacionário significa que a peste já está sob controle.
A peste pneumônica é uma variação mais letal e de mais fácil contágio da peste bubônica. O bacilo que causa ambas as formas se hospeda em ratos. A peste bubônica é transmitida através da mordida de pulgas. A pneumônica se transmite de pessoa para pessoa através de perdigotos.
A doença causou um êxodo de cerca de 300 mil habitantes de Surat na semana passada. Segundo autoridades, o êxodo parou.
Alguns países –como França, China e países árabes do Golfo– decidiram examinar todas as pessoas que cheguem da Índia. Outros, como Reino Unido, Alemanha e Itália, apenas aconselharam cuidados a quem viaja. O Paquistão suspendeu vôos para a Índia.

Texto Anterior: Réu parece indiferente a tudo
Próximo Texto: Egito pode proibir circuncisão feminina; Craxi recebeu US$ 1,2 milhão de empresa; Casos de corrupção aumentam na China
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.