São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul quer acordo com União Européia

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que o Brasil e chanceleres do Mercosul (Mercado Comum do Sul) demonstraram interesse em estreitar o vínculo comercial com países da União Européia.
Integrantes do Mercosul e da União Européia discutiram ontem a firmação de um acordo de cooperação. "Foi um primeiro contato que mais tarde pode vir a ser um acordo de livre comércio", afirmou o ministro.
Sobre postulação do Brasil para integrar como membro permanente o Conselho de Segurança, órgão mais importante das Nações Unidas, o ministro disse que a China e o Canadá também apóiam a inclusão de países em desenvolvimento no Conselho.
Segundo ele, o chanceler canadense Andre Oullet foi receptivo à entrada do Brasil no Conselho, assim como o apoio do ministro das Relações Exteriores de Portugal, José Manuel Durão Barroso, foi "significativo e gratificante".
Barroso defendeu em discurso anteontem a inclusão do Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança.
"Achamos que é hora de haver uma reforma no Conselho, com ampliação dos membros permanentes", afirmou Durão Barroso ontem à Folha.
Alemanha e Japão já explicitaram seu interesse em integrar, como membros permanentes, o Conselho de Segurança.
O assessor de imprensa do ministro japonês Yohei Kono afirmou que a reformulação do Conselho deve levar em consideração países que têm paz, estabilidade, tecnologia e desenvolvimento.

Texto Anterior: Grevistas tentam fechar acordo hoje
Próximo Texto: Petrobrás ameaça demitir os grevistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.