São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios tentam tomar Funai de Rondônia

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Um grupo de cerca de 50 índios armados com pedaços de pau tentou invadir anteontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Vilhena, a 750 km de Porto Velho (RO).
Os índios nambiquara, pintados para a guerra, protestaram contra a "Operação Madeira", na qual Polícia Federal, Funai e Ibama apreendem caminhões e máquinas e prendem madeireiros que realizam extração ilegal de madeira na reserva indígena.
Segundo o diretor da Funai em Vilhena Almir Von Held, os índios foram defender os madeireiros porque mantêm com eles troca ilegal de mercadorias.
"O madeireiro extrai, por exemplo, 15 m3 de mogno (avaliados em US$ 6.750) da terra indígena e em troca dá aos índios uma bicicleta", disse Von Held.
O diretor da Funai disse que os madeireiros conquistaram os índios que vivem na região por meio desse comércio e por isso recebem apoio dos indígenas.

Texto Anterior: Fazenda é invadida pela quinta vez
Próximo Texto: Perícia vistoria depósitos de carga roubada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.