São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primavera lota cidade com amoreiras

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a alegria do compositor Renato Teixeira, da atriz Valéria Monteiro, do ator Marcos Palmeira e dos pássaros da cidade, o mês de setembro chega ao fim com amoreiras carregadas.
Devido ao fácil plantio, à pouca profundidade das raízes e à rapidez com que se desenvolve, a árvore é uma das campeãs no ranking de mudas de árvores frutíferas plantadas em São Paulo.
Perde somente para a goiabeira - que nasce mesmo sem ser plantada - e para a pitangueira - que também não depende de plantio adequado para vingar.
"Árvores como a amoreira fazem parte do inconsciente coletivo dos brasileiros", acredita Renato Teixeira. "E está sempre associado à infância."
Renato, que costumava comer a fruta quando morava em Ubatuba (litoral norte de São Paulo), deixa o costume de herança para o filho mais novo João, 9. "Temos amoreiras no nosso quintal na Serra da Cantareira, João não sai debaixo delas."
Sempre que liga para Campinas, para saber como andam as coisas com sua mãe, a atriz Valéria Monteiro, 29, pergunta da amoreira que fica do fundo do quintal.
"Sempre tivemos amoreiras em casa por causa da Valéria, que quando pequena corria para o pé antes mesmo de dizer bom dia pra gente", afirma Genoveva Meirelles Monteiro, mãe de Valéria.
O ator Marcos Palmeira, 30, que mora no Rio, diz que até hoje não resiste a um "pé de amora apinhado". "Só paro de comer quando minhas mãos estão pretas".
Um dos passatempos prediletos do psicólogo e astrólogo Alexandre Chut é plantar árvores.
Fundador do Projeto Plantar, Chut gaba-se de ser autor do plantio de mais de 5.000 árvores de São Paulo. Entre elas estão cinquenta amoreiras. "Minha preferida é uma que está no canteiro central da 23 de Maio."
Por causa da cor arroxeada forte o fruto libera, o plantio da amoreira é desaconselhado nas calçadas.
"Pode manchar a lataria de carros estacionados", diz Eduardo Panten, 40, diretor da Divisão de Manejos de Parques e Jardins da Prefeitura de São Paulo.

ONDE ENCONTRAR AMOREIRAS CARREGADAS: rua Banibas (Alto de Pinheiros), na esquina da rua Sampaio Vidal com rua Capitão Prudente (Pinheiros) ; na praça Buenos Aires (Higienpópolis), na avenida Nova Cantareira (em frente ao Hospital da PM) e na rua Claudio Rossi (próxima à avenida Lins de Vasconcelos, Cambuci).

Texto Anterior: Racionamento atinge 80% dos moradores
Próximo Texto: Árvore foi trazida por jesuítas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.