São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quando é melhor evitar revisão do aluguel

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de amanhã, qualquer proprietário pode ingressar na Justiça com uma ação revisional do valor do aluguel. É o que determina a MP do Real.
Esse procedimento, entretanto, pode não ser aconselhável, dependendo da situação do contrato.
Se foi feito um acordo recentemente, principalmente após o plano de estabilização, as chances de o proprietário ganhar a ação são muito pequenas.
Isso porque a MP estabelece como precondição para a ação a prova de que há um desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Para o advogado Márcio Bueno, diretor jurídico do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), isso não é fácil.
"O acordo tem como principal finalidade restaurar o equilíbrio do contrato. Nele, as partes manifestam, espontaneamente, sua satisfação com o novo valor do aluguel", explica Bueno.
Assim, ele acredita que dificilmente os juízes acatarão a ação revisional pouco tempo após um acordo amigável entre as partes.
Bueno lembra que não há relação entre o valor do aluguel e o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato. "Se um proprietário fixou valor de aluguel inferior ao praticado pelo mercado e aceitou a regra de reajuste semestral, o baixo valor não prova, necessariamente, desequilíbrio econômico-financeiro do contrato", diz.
O inquilino também pode ter várias razões para evitar a revisional. Se o valor do aluguel está muito abaixo do preço de mercado, por exemplo, é bastante provável que ele perca a ação.
O mesmo acontece se não houve acordo após o Plano Real e o valor a partir de julho é resultado da simples conversão pela média dos meses anteriores.
Quem está com o contrato vencido ou perto de vencer também leva vantagem se fizer um acordo amigável. Desde que o prazo do mesmo seja prorrogado por um ou dois anos ou se faça um novo contrato, por mais 30 meses.
Saiba que, mesmo fazendo um acordo e fixando um novo valor para o aluguel, o inquilino pode ser vítima de "denúncia vazia" após o vencimento do contrato.
Lembre-se ainda que, após o acordo, o aluguel ficará congelado por um ano. Assim, aqueles que estão perto do mês de reajuste podem ser beneficiados se fixarem um novo valor agora.

Texto Anterior: Mudanças trazem otimismo para Ano Novo
Próximo Texto: Faça adendo ao contrato para sua garantia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.