São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona tradicional muda de perfil

GRAZIELE DO VAL
DA AGÊNCIA FOLHA

Bairros tradicionais como Santana e Mooca apresentam fortes sinais de verticalização. Os empreendimentos mudam radicalmente o perfil dessas regiões.
Santana, que já foi o berço do movimento "Senhoras de Santana" (que começou nos anos 60), continua com ares de bairro conservador, apesar das construtoras.
A Mooca, que era uma região de casario de operários fabris, reserva hoje novidades.
Os dois bairros, apesar das mudanças, concentram moradores –e compradores– cativos. São ainda considerados bons de venda no mercado de imóveis novos.
A velocidade de vendas média, índice que mede a relação oferta/negócio fechado, nesses bairros se mantém em bons níveis.
Mooca teve este ano 7,1%. Santana, 7,6%, superando regiões mais "charmosas", como Itaim (6,6%) e Higienópolis (6,4%), de acordo com dados do Datafolha.
Mas há bairros mais distantes do Centro –e sem o glamour histórico de outras regiões–, mas que também têm compradores/moradores fiéis e boas vendas.
O Tatuapé, por exemplo, é um deles. Alcança este ano a média de 13,5% de velocidade de vendas, movimento que pode ser considerado excelente pelo mercado no período posterior a julho.
"De janeiro a março de 1994, vendíamos oito unidades por mês. Agora, comercializamos 32", afirma Afonso da Silva, gerente comercial da Colonial Imóveis.
(GV)

Texto Anterior: Corintiano Viola prefere o Tatuapé
Próximo Texto: Mercado de novos no litoral registra queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.