São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

OMC começa a funcionar hoje; Reeleição de Clinton divide americanos; Instituto acompanha guerras 'esquecidas'; Concessão dos EUA desagrada Seul; Governo financiava GAL, dizem policiais; Mulher de 106 anos é caloura de faculdade

OMC começa a funcionar hoje
Uma cerimônia marca hoje em Genebra o início das atividades da OMC (Organização Mundial de Comércio), sucessora do Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). O irlandês Peter Sutherland, presidente do Gatt, fica interinamente à frente da OMC. Não há consenso sobre o titular e existem três candidatos: Renato Ruggiero (Itália), Carlos Salinas de Gortari (México) e Kim Sul-chu (Coréia do Sul).

Reeleição de Clinton divide americanos
Pesquisa feita pela Princeton Research Associates para a revista "Newsweek" indica que os norte-americanos estão divididos sobre se o presidente Bill Clinton deve tentar a reeleição em 1996. Para 47%, ele deveria ficar fora da disputa; 44% acham que ele deve concorrer.

Instituto acompanha guerras 'esquecidas'
41 ...é o número de guerras "esquecidas" ocorridas em 1994 –aquelas que raramente foram mencionadas na mídia, que se concentrou em conflitos como os da Bósnia e da Tchetchênia. O levantamento, do Grupo de Pesquisa sobre Causas da Guerra, de Hamburgo, diz que 6,5 milhões de pessoas morreram desde o início dos conflitos ainda em curso. Pelo menos 42 milhões de pessoas foram deslocadas de suas moradias em 1994 por causa de guerras.

Concessão dos EUA desagrada Seul
O governo dos EUA aceitou estabelecer conversações militares diretas com a Coréia do Norte para obter a libertação do piloto de helicóptero militar que caiu em território norte-coreano em 17 de dezembro. O subsecretário de Estado Winston Lord disse que a Coréia do Sul, aliada de Washington, ficou "muito desconfortável" com a concessão.

Governo financiava GAL, dizem policiais
O esquadrão da morte GAL (Grupo Antiterrorista de Libertação), que atuou ilegalmente entre 1983 e 1985 contra a organização separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade), era financiado com fundos secretos do Ministério do Interior da Espanha. A afirmação consta dos diários de dois policiais presos por envolvimento no escândalo, publicados pelo "El Mundo".

Mulher de 106 anos é caloura de faculdade
Tabitha Barker, 106, vai entrar na faculdade este ano. Ela se inscreveu no curso de reminiscência da Farnborough College of Technology, no sul da Inglaterra. O curso é sobre o papel dos indivíduos na história. "Eu não poderia ter um aluno mais apropriado", comentou a professora Jennie Espiner

Próximo Texto: Sinn Fein é contra entrega de armas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.