São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos Coragem ressuscitam no "Brasil rude" da Globo

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A Rede Globo começa a recontar amanhã, às 18h, as aventuras dos "Irmãos Coragem", uma das mais marcantes histórias da teledramaturgia brasileira, escrita por Janete Clair em 1970 (leia texto à pág. 7).
Com um elenco encabeçado por Marcos Palmeira, Letícia Sabatella e Marcos Winter, a nova versão está sendo atualizada por Dias Gomes (marido da autora, morta em 1983), Ferreira Gullar e Lilian Garcia.
A direção deste bangue-bangue cabloco está a cargo de Luiz Fernando Carvalho, responsável pelo último grande sucesso agreste da emissora, "Renascer" (1993).
Sua missão é a de mostrar, mais uma vez, a realidade do Brasil rural. Leia-se atores suados, corpos sujos de terra e rostos com barba por fazer.
O personagem central da trama é João Coragem, líder de uma família pobre que detém uma concessão de garimpo na cidade fictícia de Coroado.
Para interpretá-lo, a Globo não arriscou e escolheu Marcos Palmeira –consagrado por papéis semelhantes em "Pantanal" (Manchete) e "Renascer".
O trio dos irmãos Coragem é completado por Ilya São Paulo (Jerônimo) e Marcos Winter (o jogador de futebol Duda).
A disputa pelo poder é o fio condutor da trama, que envolve os irmãos Coragem e o coronel Pedro Barros (interpretado Cláudio Marzo, o Duda na primeira versão), dono de quase todos os garimpos da região.
A descoberta de um enorme diamante por João Coragem é o estopim do início da guerra entre eles.
Para apimentar o tom folhetinesco da história, a esquizofrênica Lara (Letícia Sabatella), filha do coronel vilão, se envolve com João.
Normalmente quieta e introvertida, Lara assume outras duas personalidades. No início da trama, incorpora Diana –uma cigana exagerada e sensual, que dorme com João Coragem. Depois, também vai personificar Márcia, espécie de síntese entre Lara e Diana.
"É um personagem maravilhoso, que me dá muitas coisas, me ensina muito", diz Letícia. "Os personagens, a concepção de cena, tudo é muito profundo nessa novela."
Palmeira elogia a estética cinematográfica de Luiz Fernando Carvalho (leia texto ao lado) e diz que a novela pode combater a idéia pré-concebida segundo a qual a TV aliena.
"Todos aqui estão buscando essa verdade, de pisar no chão, mexer na terra, pra mostrar como vive o povo. Televisão pode ser um veículo de divertimento com qualidade", diz o ator.
Suzana Faini –que na primeira versão viveu Cema e agora é Dalva– faz coro. Ela acha que o cenário de Curralinho (25 quilômetros de Diamantina, MG) escolhido para criar Coroado tem o mérito de mostrar o interior do país, "essa coisa rude".

Texto Anterior: "Sítio" é a reprise mais pedida
Próximo Texto: GALERIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.