São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versão de 70 marcou ascensão da Globo

DA REDAÇÃO

Não foi por acaso que a Globo escolheu "Irmãos Coragem" para comemorar seus 30 anos e, de quebra, tentar revitalizar sua faixa das seis.
Exibida entre 29 de julho de 1970 a 15 de julho de 1971, a novela é representativa do período no qual a emissora carioca tomou a liderança absoluta da audiência e da passagem do cetro de rainha das novelas de Glória Magadan para Janete Clair.
Os irmãos do título foram interpretados por Tarcísio Meira (João), Cláudio Marzo (Duda) e Cláudio Cavalcanti (Jerônimo). Glória Menezes e Regina Duarte reviviam com os dois primeiros, respectivamente, os mais famosos pares românticos da Globo à época.
Para o papel da índia Potira (o amor proibido de Jerônimo) foi escolhida uma estreante em novelas, Lúcia Alves. Outra que debutava no gênero era Sônia Braga.
A caracterização de Duda como jogador de futebol tinha sua razão de ser: o Brasil se sagrara tricampeão mundial em junho, no México –coincidentemente a novela volta depois de mais um título.
A cidade cenográfica foi destruída em meio à novela por um temporal. Na trama, Coroado foi queimada pelo coronel Barros (Gilberto Martinho) no último capítulo.

Texto Anterior: Diretor da novela defende a "estética do personagem"
Próximo Texto: A dúvida como método
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.