São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC recebe a faixa de Itamar às 18h04

GUSTAVO KRIEGER; WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

WILLIAM FRANÇA
O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu a faixa presidencial de Itamar Franco às 18h04. Pela segunda vez na história, a troca da faixa foi realizada diante do público. A cerimônia, que durou 11 minutos, ocorreu no parlatório do Palácio do Planalto, usado para discursos de autoridades.
A festa da posse reuniu menos gente do que esperava o novo governo e foi atrapalhada por problemas de organização.
Segundo o coronel Jair Tedeschi, comandante do policiamento que deu segurança na posse, menos de dez mil pessoas estavam na praça dos Três Poderes quando FHC recebeu a faixa presidencial.
Os organizadores esperavam reunir entre 50 mil e 80 mil pessoas. Para isto, pagaram até anúncios na TV em Brasília.
Na maior parte da cerimônia de transmissão de cargo, Itamar e Fernando Henrique ficaram de mãos dadas, punhos erguidos, numa tentativa de demonstrar entrosamento entre os dois.
FHC chegou ao Palácio do Planalto às 17h55. Três minutos depois subiu a rampa e, no alto, abriu os braços e foi recebido por Itamar, também de braços abertos.
O abraço dos dois durou 40 segundos. Atravessaram o salão principal do palácio e foram direto ao parlatório.
A mulher de FHC, Ruth Cardoso, foi a primeira a aparecer no parlatório, seguida pelo marido. O vice de FHC, Marco Maciel, também estava acompanhado pela mulher, Ana Maria. Itamar não levou a namorada, June Drummond.
Antes da troca da faixa, Itamar ergueu a mão de FHC. Depois de receber a faixa, o novo presidente ergueu o braço do antecessor.
A troca foi aplaudida pelo público que assistia a cerimônia em frente ao Palácio do Planalto. Depois, ambos assistiram a manobras de 15 jatos da Força Aérea e à Orquestra Sinfônica de Brasília.
Faltaram os representantes da Guiné Equatorial, Benin e Chipre. O da Romênia, embora não estivesse previsto, esteve no Planalto.
Antes dos cumprimentos, o presidente português Mário Soares disse que será "uma grande honra para Portugal" se o ex-presidente Itamar Franco for nomeado embaixador do Brasil no país.
Soares também disse que FHC "era a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo". Ele acredita que o novo presidente impulsionará a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, criada por Itamar.
O presidente do Peru, Alberto Fujimori, disse estar otimista com a posse de FHC e afirmou que o seu país admite negociar a integração com o Mercosul, que começa a vigorar a partir de ontem.
Itamar voltou a ser a estrela da festa quando deixou o Planalto, às 18h26. Ele desceu a rampa do Planalto acompanhado por muitos assessores e ex-ministros.
Antes, Itamar fez gestos de vitória e acenou para os seus amigos que lotaram o segundo andar do palácio. Foi muito aplaudido.
O único ausente foi Henrique Santillo (Saúde), que abandonou o cargo desde sexta-feira.
FHC foi até o pé da rampa ao lado de Itamar. Este acompanhamento não estava previsto no cerimonial. O senador José Sarney também acompanhou Itamar.
June desceu a rampa ao lado de Itamar, mas não deixou o Planalto no carro do ex-presidente. Ela embarcou em outro carro da comitiva.
Depois que Itamar deixou o Planalto, FHC deu posse a seus ministros. Foi seu primeiro ato como presidente. Em seguida, posou para a foto oficial do ministério.

Texto Anterior: Parlatório foi usado uma vez na posse
Próximo Texto: Itamar vive seu dia 'mais feliz' no cargo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.