São Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golfinhos são simpáticos e brincalhões

TONI BRANDÃO
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Em março do ano passado, um golfinho apareceu no terminal de balsas de São Sebastião (litoral norte de São Paulo). As pessoas que o viram, apelidaram o animal de Tião. Em agosto, ele "mudou" para Caraguatatuba.
Tião ficou famoso porque machucou banhistas. Um deles morreu. Foi o primeiro caso de morte registrada no mundo por um ataque de golfinho.
Os golfinhos são animais simpáticos e brincalhões. Assim como as focas, os leões-marinhos e as baleias, são mamíferos (animais que mamam) aquáticos.
Para evitar outros problemas, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recusrsos Naturais Renováveis) colocou funcionários e biólogos trabalhando para estudar o golfinho.
Eles isolaram as praias que Tião frequenta com cordas e bóias. Na divisão, a areia e uma faixa de mar ficaram para os banhistas. A parte mais funda ficou para o golfinho. Todos estão respeitando o "acordo".

Texto Anterior: Novos chocolates
Próximo Texto: Golfinhos atacam para se defender
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.