São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
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Real aquece negócios no litoral e faz o melhor verão desde o Cruzado

MÁRCIA DE CHIARA

MÁRCIA DE CHIARA; LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio e a indústria estão comemorando as melhores vendas da temporada de verão a partir de 87. Os negócios no litoral perdem apenas para os de 86, época do Cruzado.
Nos quatro primeiros dias de janeiro, as vendas a prazo em nove cidades da Baixada Santista (SP), cresceram 22,2% em relação ao mesmo período de 94. Enquanto isso, as compras com pagamento à vista aumentaram 6%.
Os números são do Sindicato do Comércio Varejista da região, que reúne 22 mil empresas e opera o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Telecheque, os indicadores do crediário e dos negócios à vista, respectivamente.
"As vendas de dezembro estão se mantendo em janeiro. É o melhor verão desde 87", diz Antonio Gil, presidente da entidade.
Em suas contas, até o final do mês, a região vai receber cerca de 2 milhões de turistas que devem alavancar as vendas em 30% na comparação com janeiro de 94.
A Antarctica, por exemplo, está despejando no mercado, neste mês e no próximo, 2,4 milhões de dúzias de garrafas de cervejas. É exatamente o triplo do ano anterior.
No caso dos refrigerantes, o crescimento é de 70%. Isto é, a empresa programou produzir 2 milhões de dúzias de vasilhames neste verão, informa Francisco dos Santos, gerente de marketing.
O verão também esquentou as vendas de bronzeador, de cadeira de praia e até de água mineral.
Os negócios realizados até agora indicam crescimento de 30% a 35% no mercado de bronzeador e de filtro solar em relação a temporada do ano passado. A Johnson & Johnson, dona da marca Sundown, por exemplo, confirma o aumento.
Sérgio Migli, sócio das empresas que fabricam as cadeiras de praia Monotubo e Bel Prazer, diz que produziu para este verão 25% mais em relação ao de 94.
"Poderíamos ter crescido 40%, se não tivesse em falta o PVC, a resina plástica usada para revestir a cadeira." Prevendo o mercado em alta, a empresa dobrou a importação de guarda-sol da China.
A engarrafadora de água mineral da marca Shangri-lá é outra que contabiliza resultados positivos.
Desde novembro, as suas vendas de água mineral no Estado de São Paulo aumentaram 130%, segundo Eugênio dos Santos, coordenador de vendas. O litoral respondeu por 70% do crescimento.
Também os hotéis, bares e restaurantes não têm do que se queixar. No final do ano, os hotéis ficaram lotados e hoje a ocupação está entre 80% e 90%, diz Antonio Fabiano, assessor do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Baixada Santista.
Supermercados
As grandes redes de supermercado do litoral confirmam que este é o melhor verão dos últimos anos, mas negam a falta dos itens mais procurados.
"Fechei a loja no dia 31 de dezembro com seis marcas de cerveja nas prateleiras", diz Omar Assaf, dono do supermercado Central, na Baixada Santista, exemplificando que não faltam produtos.
Segundo ele, que está vendendo 40% mais este verão em sua loja que fica na orla na Praia Grande, pode ocorrer uma escassez esporádica em pequenas lojas.
É que às vezes elas não conseguem repor as mercadorias nas prateleiras no mesmo ritmo de compra da clientela, explica.
Em sua loja, por exemplo, ele aumentou em 25% o número de funcionários para acompanhar a velocidade das vendas.
"Não enfrentamos hoje a falta de mercadorias porque fechamos o ano com um estoque maior", diz Manuel Afonso, gerente do supermercado Eldorado, em Santos (SP). Nesta primeira semana, a sua loja vendeu entre 5% e 10% mais sobre igual período de 1994.

Colaborou LUIZ ANTONIO CINTRA, da Reportagem Local.

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